segunda-feira, 3 de junho de 2013

Depoimento: experiências de leitura e de escrita: foram muitos, os professores

Quando eu era adolescente adorava copiar versos de poemas e músicas em papéis de carta, especialmente aqueles que se referiam ao amor e à felicidade. As letras das músicas de Roberto Carlos, de Chitãozinho e Chororó e de Alcione predominavam em minha coleção de papéis de carta, pois eu gostava de ler as letras das músicas dos LPS que minha mãe possuía. As músicas da banda Legião Urbana, Nenhum de Nós, Kid Abelha e do grupo Roupa Nova também me encantavam. Costumava cantarolas em casa e quando as memorizava, passavam a fazer parte dessa coleção. Tive algumas experiências com livros ainda. Minha mãe possuía algumas coleções de poemas e canções de Vinicius de Moraes. Entretanto, a linguagem de Vinicius de Moraes era um tanto sofisticadas para o meu nível de português na época. Mesmo assim, acrescentei algumas de suas canções em minha coleção, como A felicidade e Minha namorada. Os livros trabalhados nas aulas de português durante os antigos ginásio e colegial também despertaram meu interesse pela literatura. A marca de uma lágrima e A droga da obediência de Pedro Bandeira eram os meus favoritos, uma vez que eu me identificava bastante com os protagonistas dessas histórias. Aliás disso, alguns dos poemas escritos por Isabel, personagem principal de A marca de uma lágrima, integravam minha coleção de poemas. Há ainda O seminarista de Bernardo Guimarães, Lucíola de José Alencar e O Primo Basílio de Eça de Queiroz que me fizeram chorar quando os li pela primeira vez.

Andréa Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário